Você está aqui: Página Inicial / Associados / Atas / Ata da assembléia geral do dia 29/9/2011

Ata da assembléia geral do dia 29/9/2011

por taniaa.moreira@gmail.com — última modificação 12/10/2011 20:52
Segue a transcrição da assembléia geral da Associação Python Brasil que ocorreu durante a PythonBrasil[7]

O presidente interino, Marcos Daniel Petry, abriu a assembleia às 19h50 e passou uma lista para que os associados em dia com sua inscrição assinassem.

Houve apresentação de apenas uma chapa, cujo proponente é o Osvaldo Santana que falou um pouco do que consiste as ideias de sua chapa:

• A APyB deve continuar existindo mas deve passar por alguns ajustes para melhorar a implementação.
  • O falecimento do Dornéles Treméa foi um choque pra todos.
  • A principal razão da sua candidatura foi por conta de uma conversa que teve com o Dornéles sobre as mudanças que deveriam ocorrer. Como: melhorar a atuação da APyB, aumentar valor de ingresso no evento, propiciar mais palestras avançadas, arrematar mais participantes com outros eventos locais (PUGs, ...), dentre outras.
  • Sua atuação se restringirá a um mandato de 2 anos. Sem reeleição.
  • Uma das principais metas seria: formar pessoas para dar continuidade à associação quando sair.
  • Proposta: simplificar a associação, colocar as propostas de mudança de um novo estatuto em local público para que a comunidade opine, ter menos de 7 posições de diretorias e menos conselhos, extinguir a lista apyb-condir, criar a lista apyb-dir só com a diretoria para tratar de assuntos que exigem sigilo, rever o que se publica na lista apyb-associados que deveria tratar somente de assuntos de interesse dos associados e conselhos.
  • Em resumo, sua proposta é reduzir, simplificar, retirar obstáculos, dar mais publicidade, estimular e apoiar quem tem iniciativa, automatizar anuidade e outros sistemas.
  • Participantes da nova Diretoria:
    Presidente: Osvaldo Santana
    Vice-Presidente: Bruno Rocha
    Diretor Financeiro: Ramiro Luz
    Diretor de Marketing: Álvaro Justen
    Diretora de Assuntos Acadêmicos: Tânia Andrea
    Diretor de Ações Online: Rudá Porto
    Diretor Administrativo: João Sebastião
  • Mas na prática quer experimentar uma divisão em apenas quatro níveis: presidência, financeiro, marketing (Diretoria de Marketing com Diretoria de Assuntos Acadêmicos) e operacional (Diretoria de Ações Online com Diretoria Administrativa).

O Osvaldo e Rudá informaram sobre a migraçao da lista python-brasil que antes utilizava o serviço Yahoo! Grupos e mudou para Google Groups com todo o histórico da lista. Esta lista deverá ser usada para divulgar assuntos de interesse da comunidade, não a apyb-associados que tem a função principal de tratar sobre anuidades, estatuto, valores, etc.

O Petry tomou novamente a palavra para informar que com uma nova diretoria seria preciso também renovar todo Conselho Fiscal, composto por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes com a inscrição na associação em dia e mandato igual ao da Diretoria.

Membros Titulares

• Luciano Gama de Sousa Ramalho
  • Fabiano Weimar dos Santos
  • Rodrigo Bernardo Pimentel

• Leonardo Santagada
  • Cláudio Fernando Berrondo Soares

Em seguida, solicitou que os novos candidatos se manifestassem, gerando a seguinte lista:

Novos proponentes para Membros Titulares

• Mauro Barald - mauro.barald@gmail.com
  • Douglas S. J. Andrade - contato@douglasandrade.com
  • Danilo Faustinoni Cabello - danilo.cabello@gmail.com

Novos proponentes para Suplentes

• Bruno Gonçalves Tikami - bruno@tikami.com.br
  • Christiano Andreson - andreson@trianguli.com

Da mesma forma, houve leitura da lista atual dos membros do Conselho Deliberativo, constituída por 9 (nove) membros titulares e 3 (três) suplentes, sendo composta obrigatoriamente por 1/3 (3 titulares e um suplente) de associados plenos:

Eleitos em 2009

• Dorneles Treméa
  • Fabiano Weimar dos Santos
  • Luciano Muniz Pacheco

Suplente

• Luciano Camargo Cruz

Eleitos em 2010

• Álvaro Fernando de Abreu Justen
  • Douglas Soares de Andrade
  • Marco André Lopes Mendes
  • Rudá Porto Filgueiras
  • Tânia Andrea Miranda Moreira Almeida

• Érico Andrei de Faria Luongo
  • Leonardo Rochael Almeida

Em seguida, solicitou que os novos candidatos a conselheiros se manifestassem, gerando a seguinte lista:

Eleitos em 2011

• Marco André Lopes Mendes
  • Leonardo Rochael Almeida
  • Eduardo Mendes Ferreira
  • Luiz Carlos
  • Marcel Pinheiro
  • Daniel Gonçalves
  • Rodrigo Chacon
  • Bruno Gola

• Leonardo Santagarda
  • Marcos Daniel Petry
  • Luciano Ramalho

O Petry, condutor da assembleia, perguntou se havia algum voto contra a única chapa proponente.

Sem qualquer manifestação contra, a votação se encerrou e os membros se cumprimentaram.

Com o fim da votação abriram espaço pra discussões:

Alguns pontos discutidos:

1. O Rodolpho Eckhardt pediu para que o Osvaldo respondesse "o que é a associação?". Resposta: CNPJ, conta bancária, ser braço da comunidade para o primeiro momento. Não está havendo promoção completa da linguagem como previsto no Estatuto. Para o Osvaldo, dos sete itens que a associação deve fazer, só fazemos um muito bem.
  2. O Rodolpho Eckhardt pediu para que o Osvaldo respondesse "como chegar ao sucesso e medí-lo?". Resposta: ter metas e marcos.
    Primeiro item do seu plano - levantar a situação e ajustar itens primordiais. Exemplo: ter um site onde a renovação seja automática e aviso de vencimento chegue à casa das pessoas, ajustar as listas, criar página no site da associação para discussão da comunidade.

Segundo item do seu plano - fazer o estatuto valer. Enxugar diretoria, conselho, dentre outros acertos.
  3. O Henrique Bastos explicou que a ação de cada pessoa é essencial e que não é preciso ter uma associação para que realizem pequenas e grandes ações.
  4. O Fabiano Weimar lembrou que mudar a sede é algo primordial, visto que a mesma tem localização na casa da mãe do Dornéles Treméa, e sugeriu não aplicar muitos esforços na mudança no Estatuto pois é trabalhoso.

...