Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial / Associação / Imprensa / Notícias / FISL 14

FISL 14

por taniaa.moreira@gmail.com — última modificação 17/04/2016 22:25
Participe da 14a edição do Fórum Internacionsl de Software Livre

A Associação Python Brasil terá uma presença marcante, novamente, no FISL 14.

Desta vez os organizadores da PythonBrasil[9]/PloneConf, com o apoio da organização do FISL e aporte financeiro da Plone Foundation, conseguiram um stand com a finalidade de divulgar esses dois grandes eventos, tirar dúvidas e servir como ponto de encontro fixo na PUC. Teremos folders, banners, adesivos, pins e muita disposição!

Programe-se para participar dos eventos de Python e tecnologias relacionadas no FISL 14!

Palestras Relâmpago

Este ano o FISL reservou um horário em cada dia para palestras relâmpago. Inclua sua palestra na lista e o pythonista Sidnei coordenará a votação in loco.

Palestras

Confira algumas palestras confirmadas que abordam Python na grade do FISL14 - 2013: 

Palestra: O que você deve saber sobre Unit Tests

Palestrante: Gustavo Fonseca

Descrição: A importância de termos uma ampla cobertura de testes automatizados em nossas aplicações é inquestionável. O ganho na qualidade do código, o controle sobre as regressões de funcionalidades, a segurança de que a atualização de uma dependência não vai causar um revertério generalizado. Todos queremos isso, certo? Por onde começar? De maneira prática, essa palestra tem o objetivo de apresentar os conceitos básicos de Unit Tests, Mocks, Stubs e estratégias de implementação utilizando Python.

Quando: 03/07/2013 12:00 / Sala: 41D

 

Palestra: Hoje sou um professor FELIZ! Python na FATEC São José dos Campos    

Palestrante: Fernando Masanori Ashikaga

Descrição: A FATEC São José dos Campos é uma faculdade pública, mantida pelo Centro Paula Souza, do Governo do Estado de SP. Na área de TI temos os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados. Durante os últimos quatro anos usamos Python como linguagem de introdução à programação com sucesso, diminuindo os índices de reprovação da disciplina. Faremos um relato da experiência do uso do Raspberry Pi, listas com testes, Coding Dojos, do "Big Brother" e de aulas exclusivas em laboratórios.

Quando: 04/07/2013 18:00 / Sala: P09 / Trilha: Desenvolvimento

 

Oficina: MongoDB com Python

Palestrante: Fernando Masanori Ashikaga

Descrição: MongoDB é um NoSQL orientado a documentos com empregabilidade crescente utilizado pelo Foursquare, Sourceforge e Codeacademy entre outros. Introdução ao MongoDB com cliente Python 2.7, irei fazer um compacto do curso online da 10gen MongoDB for Developers. Nos últimos dois anos tenho ensinado MongoDB como parte prática na disciplina de Tópicos Avançados em Bancos de Dados na FATEC São José dos Campos, onde também abordo outros bancos não relacionais.

Quando: 04/07/2013 10:00 / Sala: 715 

 

Palestra: Escrevendo compactador em Python 

Palestrante: Israel da Silva Teixeira

Descrição: Você sabe como funciona um compactador de arquivos? Conhece o algoritmo presente em encoders mp3, jpeg, gzip, etc? Gostaria de escrever seu compactador usando Python e TDD (Desenvolvimento Orientado a Testes) Nesta atividade vamos desmistificar o tema compactação de dados apresentando uma implementação simples escrita em Python da codificação de Huffman. A proposta é abordar temas como representação da informação, distribuição de frequência, heap e árvore de prefixos, além de mostrar como você pode escrever seu próprio compactador usando desenvolvimento orientado a testes.

Quando: 05/07/2013 18:00 / Sala: 41E / Trilha: Desenvolvimento

 

Oficina: Python for Zombies

Palestrante: Fernando Masanori Ashikaga

Descrição: Quer aprender a programar com Python? Oficina para iniciantes. Pré-requisito: Python 3.x instalado com IDLE e vontade de aprender. Obs.: não é necessário ter assistido TWD para essa atividade :-)

Quando: 05/07/2013 10:00 / Sala: 715


Palestra: Identidade Digital no Governo usando o CMS Plone

Palestrante: Tânia Andrea

Descrição: O projeto da Identidade Digital Padrão de Governo é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Diretoria de Tecnologia da Presidência da República, Ministério do Planejamento, Serpro e apoio da comunidade PloneGov-BR para oferecer aos órgãos do Governo Federal uma infraestrutura de portal que tem como foco de desenvolvimento os eixos Conteúdo, Arquitetura da Informação e Identidade Visual permitindo que o portal de cada órgão seja identificado como propriedade digital do governo federal gerando credibilidade aos internautas. A estrutura proposta, desenvolvida em Plone, além de se propor a oferecer uma experiência única de navegação para os cidadãos, segue os critérios de acessibilidade para atender as pessoas com deficiência através das normas do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG).
Quando: 06/07/2013 15:00 / Sala: 40A / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Metaprogramação em Python 3   

Palestrante: Andrews Medina

Descrição: Algumas das mudanças mais significativas no Python 3 estão relacionados com a metaprogramação. Venha conhecer mais sobre o uso de decorators, class decorators, descriptors e metaclasses com exemplos didáticos e reais.

Quando: 03/07/2013 10:00 / Sala: 41D / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Crawleando a Web Feito Gente Grande Com o Scrapy   

Palestrante: Bernardo Botelho Fontes 

Descrição: O volume de çonteúdo da internet está em crescente volume Hoje temos sites de todos os tipos, músicas, livros, restaurantes e por aí vai. Mas como fazer para recuperar essa informação de maneira automatizada e estruturada para ser utilizada por aplicações? Nessa palestra será apresentado um framework Python para a construção de web crawlers chamado Scrapy e como podemos utilizá-los para trabalhar com essas informações.

 

Palestra: Compatibilidade entre Python 2 e 3   

Palestrante: Danilo de Jesus da Silva Bellini

Descrição: Diversas diferenças na especificação da linguagem fizeram do Python 3 incompatível com o código escrito para o Python 2. Motivado pela ideia de tornar pacotes escritos em Python 2 compatíveis com ambos, esta atividade visa ilustrar de um ponto de vista prático e através de exemplos como manter um código único funcionando em ambas as versões 2.6 e 3.2 (ou posteriores), ilustrando casos problemáticos tais como o uso de metaclasses e casos inusitados tais como o arredondamento de ponto flutuante.

Quando: 04/07/2013 12:00 / Sala: P09 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: O estado do Plone

Palestrante: Érico Andrei

Descrição: Plone é um conjunto de três elementos: O sistema de gestão de conteúdo, em sua versão 4.3; A comunidade bastante participativa e aberta a novos membros e; A Fundação (Plone Foundation), entidade que existe para promover e proteger tanto o sistema como a comunidade. Veja nesta palestra qual o presente e, principalmente, qual o futuro da solução por trás de sites como Brasil.gov.br e Serpro.gov.br

Quando: 05/07/2013 12:00 / Sala: P09 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Semáforo gráfico dose para TDD (desenvolvimento orientado a testes) em dojos

Palestrante: Danilo de Jesus da Silva Bellini

Descrição:
Dojos randori são uma prática colaborativa de aprendizado que se utiliza do desenvolvimento orientado a testes (TDD). Esta atividade apresenta os objetivos e processo na realização desses dojos, incluindo aspectos gerais do TDD, desde suas vantagens até situações de difícil realização, além da motivação e utilidade do semáforo gráfico "dose" (https://pypi.python.org/pypi/dose), escrito em Python porém agnóstico de linguagem, como GUI de auxílio ao desenvolvimento orientado a testes.

Quando:
05/07/2013 10:00 / Sala: 713/ Trilha: Ferramentas, Metodologias e Padrões

Palestra: Plone Yak Shaving and Bikeshedding

Palestrante: Fabiano Weimar dos Santos

Descrição: Dicas e truques sobre como manter uma instalação Plone (ou qualquer outra aplicação web) funcionando sem necessariamente escovar bits.

Quando: 05/07/2013 11:00 / Sala: 40A/ Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: PyNES: Programando em Python no Nintendo 8 bits

Palestrante: Gustavo Maia Neto

 

Descrição: Será feita uma breve introdução ao tema de processamento digital de sinais para aqueles que nunca tiveram contato com o assunto, onde serão mostrados alguns conceitos básicos e algumas aplicações que estão em nosso dia-a-dia. Em seguida, serão mostradas algumas opções de softwares livres que têm surgido na área, em especial as bibliotecas Python NumPy e SciPy. Por fim, será mostrada uma aplicação prática do Python para a sintetização de notas musicais em arquivos de áudio.

Quando: 06/07/2013 14:00 / Sala: 41E / Trilha: Jogos e Multimídia

 

Palestra: Sistema de fiscalização de investimentos públicos "Fiscalize Já" - Python

Palestrante: Marlon Baptista de Quadros

Descrição: A proposta desta palestra é apresentar o sistema web de código aberto "Fiscalize Já" para a comunidade de Software Livre, cuja a função é permitir que o cidadão contribua com informações de investimentos do setor público, proporcionando um ambiente com acesso livre e um espaço democrático onde todos possam compartilhar e dialogar sobre esses dados. O sistema se encontra sob licença MIT, desenvolvido em Python utilizando o sistema de hospedagem Google App Engine e, para o layout, Bootstrap.

Quando: 03/07/2013 10:00 / Sala: P11 / Trilha: Tópicos Emergentes

 

Palestra: Mozilla e Django: um casamento e tanto!

Palestrante: Sérgio Oliveira Campos / Armando Neto

Descrição: A mundialmente conhecida Fundação Mozilla possui uma enorme gama de portais e projetos hospedados sob seu domínio mozilla.org, dos quais um número crescente vem sido escrito ou migrado para Python e Django. Conheça mas sobre os motivos que estão levando a Mozilla para este caminho e quais são as tecnologias e técnicas que vem sido empregadas para suportar os usuários de um dos navegadores mais inovadores da história da Internet.

Quando: 03/07/2013 11:00 / Sala: 41D / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: The dirty details about python

Palestrante: Lincoln de Sousa

Descrição: Python is an extremely dynamic language. Things like changing objects on-the-fly by adding methods or attributes on runtime (monkey patching) or extending its type system through classes or meta-classes, are just everyday day tasks. Introspecting python instances to list all its members, function parameters, documentation and everything is just the matter of a few API calls.

Quando: 03/07/2013 17:00 / Sala: 41C / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: PyPLN: processamento de linguagem natural distribuído, com Python

Palestrante: Álvaro Justen

Descrição: PyPLN é um software livre escrito em Python: é um framework para processamento de linguagem natural distribuído. Ele utiliza como sua base NLTK, ZeroMQ e MongoDB. O projeto surgiu devido à demanda da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas em analisar uma grande massa de textos em pouco tempo, variando de análises simples até as mais sofisticadas. Nessa palestra será apresentada uma visão geral do projeto, partes importantes de seu código e será feita uma demonstração.

Quando: 03/07/2013 18:00 / Sala: 41C / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Build, Test, Deploy, Run, Scale!Sua App na Nuvem c/ OpenShift, o PaaS da Red Hat

Palestrante: Fabiano Franz

 

Descrição: Nesta palestra abordaremos uma introdução e showcase do projeto OpenShift, a solução de Plataforma como Serviço open source da Red Hat. Veremos como é possível desenvolver, testar, publicar, rodar e escalar aplicações na nuvem desenvolvidas em Java, Ruby, Node.js, Python, PHP, Perl e muitas outras tecnologias de forma simples, gratuita e open source.

Quando: 03/07/2013 18:00 / Sala: 41E / Trilha: Negócios

 

Palestra: Django: Web do Jeito Certo

Palestrante: Eduardo Felipe Castegnaro

Descrição: Django é conhecido como "o framework web para perfeccionistas com prazos apertados". Escrito em Python, o Django possui uma abstração de base de dados flexível e uma linguagem de templates extremamente funcional, permitindo criar aplicativos web mais elegantes com menos código. A palestra irá mostrar os principais conceitos do Django através da criação de uma aplicação web simples e interativa de perguntas e respostas, com votação e login via Google.

Quando: 04/07/2013 10:00 / Sala: 41F / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Introdução a Computação Distribuída com Python, MPI e Raspberry PI

Palestrante: Leonardo Fernandes Mendonça de Oliveira

Descrição: A proposta deste Workshop é mostrar de maneira didática, com exemplos simples, como a computação distribuída funciona. Para isso será usada a linguagem Python(uma das linguagens que mais cresce entre os desenvolvedores de software), MPI(principal framework para computação paralela/distribuída em clusters de alta performance) e Raspberry PI(computador de baixo custo).

Quando: 04/07/2013 11:00 / Sala: P11 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Introdução ao Python

Palestrante: Marco André Lopes Mendes

 

Descrição: A ideia é apresentar a linguagem de programação orientada a objetos, apresentar os conceitos do Python, os comandos básicos, loop statements: if, for, while, os objetos, exemplos de sistemas construídos com Python e Python na Web. Por que programar em Python é divertido? E o que pode ser construído?

Quando: 04/07/2013 14:00 / Sala: P11 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Python como primeira linguagem de programação

Palestrante: João Sebastião de Oliveira Bueno

Descrição: Apresentação da linguagem de programação "Python" com exemplos simples da sintaxe que podem ser acompanhados por não programadores - é apresentado o desenvolvimento para uma aplicação desktop ao vivo - com o básico da linguagem e o toolkit de janelas distribuido junto com a linguagem: Tkinter. São dados os pricipais motivos para se escolher Python como primeira linguagem num curso superior de T.I. e é feita uma comparação com outras linguagens.

Quando: 04/07/2013 17:00 / Sala: 41B Daemon / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Porque utilizar Git nos meus projetos open-source (ou não)?

Palestrante: Wilson Guimarães

 

Descrição: O Git é uma poderosa ferramenta de controle de versão, projetada e desenvolvida por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel do Linux. Desde então, projetos como Rails, Jquery, Weld, Python, PostgreSQL e Framework Demoiselle tem adotado essa ferramenta para versionar e compartilhar seus códigos. O objetivo dessa palestra é mostrar os benefícios que a adoção dessa ferramenta traz para um projeto open-source, além de explorar seus principais conceitos e funcionalidades.

Quando: 04/07/2013 18:00 / Sala: 713 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Como podemos e devemos monitorar nosso código-fonte?

Palestrante: Diego Martinez / Daniel Paulino Alves / Alessandro Wagner Palmeira / Rafael Manzo

Descrição: Do ponto de vista prático, lançaremos a Rede de monitoramento de métricas de código-fonte: Mezuro. Do ponto de vista científico, explicaremos como observar ao longo do tempo a evolução das métricas de código-fonte dos projetos de software livre, mostrando os resultados das análises dos códigos de projetos como: Linux, FreeBSD, Android, GCC, KVM, VLC, Gimp, OpenLDAP, PHP, Python, Gnome, Bash, Postgresql, Git, SVN, Chromium, Inkscape, Firefox, OpenOffice, MySql, Eclipse, JDK8, JBoss, Ant e Tomcat.

Quando: 05/07/2013 11:00 / Sala: 41D / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Iniciando em Python(*)

Palestrante: Colégio Marista Pio XII

Quando: 05/07/2013 13:00 / Sala: F13 - Robótica Livre / Trilha: Hardware Livre

 

Palestra: PyGtk para início de conversa

Palestrante: Melissa Wen

Descrição: Python é uma linguagem bastante conhecida pela sua simplicidade e facilidade de entendimento. Unir suas qualidades ao Gtk+ pode ser a porta de entrada de contribuições a um dos principais projetos de software livre, o Gnome. Neste contexto, o Gedit, editor de texto oficial, será usado para exemplificar como é possível desenvolver plugins para uma aplicação e disponibilizá-los a comunidade. Também será apresentada uma experiência de submissão ao Gnome Outreach Program for Women.

Quando: 05/07/2013 14:00 / Sala: 41D / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: AudioLazy: DSP (Digital Signal Processing) expressivo e em tempo real em Python

Palestrante: Danilo de Jesus da Silva Bellini

Descrição: AudioLazy é um pacote em Python (https://pypi.python.org/pypi/audiolazy) que permite análise, síntese e processamento de áudio em Python, buscando uma linguagem próxima dos equacionamentos utilizados em engenharia de áudio, sem impedir o acesso direto às amostras de áudio. Esta atividade enfatiza o uso das estruturas básicas da AudioLazy e exemplos, incluindo filtros LTI (FIR/IIR, transformada Z, DTFT), filtros variantes no tempo (e.g. PLTV) e processamento não-linear (e.g. distorção).

Quando: 05/07/2013 15:00 / Sala: 713 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Fragmentos de processamento digital de sinais e algumas aplicações com Python

Palestrante: Renato Candido

 

Descrição: Será feita uma breve introdução ao tema de processamento digital de sinais para aqueles que nunca tiveram contato com o assunto, onde serão mostrados alguns conceitos básicos e algumas aplicações que estão em nosso dia-a-dia. Em seguida, serão mostradas algumas opções de softwares livres que têm surgido na área, em especial as bibliotecas Python NumPy e SciPy. Por fim, será mostrada uma aplicação prática do Python para a sintetização de notas musicais em arquivos de áudio.

Quando: 05/07/2013 19:00 / Sala: 41D / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Open Graph - Aumente a visualização do seu site e deixe de flodar o seu usuário

Palestrante: Tania Mara dos Santos Silva / Alisson Patrício

 

Descrição: Open Graph é um protocolo open source capaz de transformar um objetos como páginas web em gráfico social. Atualmente ele é apenas utilizado no Facebook mas ele foi concebido de uma forma que possa ser incorporado em qualquer site. Será apresentado um pouco da história deste protocolo, como incorporá-lo a uma aplicação Python utilizando o framework Django e os números resultantes do aumento da visibilidade dessa aplicação.

Quando: 06/07/2013 15:00 / Sala: 41E / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Flask - Faça tudo o que quiser! (*)

Palestrante: Sérgio Hilton Berlotto Junior

Descrição: Apresentar o microframework web para Python Flask e que podemos fazer com ele!

Quando: 06/07/2013 17:00 / Sala: 710 / Trilha: Desenvolvimento

 

Palestra: Comunicação organizacional com SL: da edição de textos à edição de vídeos

Palestrante: Carlos Marcos Torres

Descrição: Apresentação da forma de trabalho da Comunicação Social do Serpro, com a utilização de software livre, mostrando que é possível realizar as atividades com o uso de programas de código aberto como LibreOffice, Gimp, Inkscape, Scribus, Zope/Plone e Cinelerra. É a realidade de se produzir comunicação institucional de qualidade sem a utilização de softwares proprietários, com vantagens econômicas.

Quando: 06/07/2013 14:00 / Sala: 40A / Trilha: Negócios

 

Ponto de encontro dos pythonistas

No stand poderá encontrar:

  • Érico Andrei
  • Fabiano (Xiru)
  • Giuseppe Romagnoli
  • Jean Ferri
  • Márcio Mazza
  • Marco André
  • Sidnei Silva
  • Tânia Andrea

Ações do documento

Facebook Like Box