Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial A APyB Imprensa Notícias Comunidade Python participa da Latinoware 2009

Comunidade Python participa da Latinoware 2009

por marcoandre última modificação 09/11/2009 20:44

A comunidade Python foi representada na Latinoware 2009 através de um estande, diversas palestras e até um coding dojo.

Durante três dias, Foz do Iguaçu foi a capital latino-americana do software livre. De 22 a 24 de outubro, a Latinoware 2009 reuniu 4 mil pessoas, que participaram de palestras, cursos, mini-cursos e demais atividades,  ministrados por especialistas de diversas partes do mundo.

O público pôde conhecer as principais novidades tecnológicas, os novos programas e produtos em software livre lançados no mercado, as tendências mundiais do open source (código aberto) e a aplicação prática desses sistemas abertos e cooperativos em favor  da sociedade, como saúde e educação, por meio de aplicativos de gestão administrativa.

A comunidade Python marcou presença novamente na Latinoware 2009, com uma pequena trilha de Python. Todas as palestras ocorreram na sexta-feira, dia 23/10/2009.

As palestras apresentadas foram:

  • Welcome to the Django – Henrique Gabriel Gularte Pereira
  • Criando robôs em Python para o Google Wave – Bruno Gola
  • Por que Python? – Marco André Lopes Mendes
  • No me hagas pensar: buenas practicas para desarrollar en la web – Roberto Allende
  • Juegos Educativos con Python – Héctor Daniel Sanchez

Como pode-se notar, além de palestrantes brasileiros, tivemos duas participações da comunidade Python da Argentina. Esta integração já começou há alguns anos e tem rendido bons frutos em termos de integração dos participantes e ações em conjunto. Um desses frutos foi a decisão de trazer os mesmos palestrantes internacionais nas últimas edições das conferências nacionais de ambos os países. Para 2010, os ajustes estão sendo feitos para que as conferências ocorrem em datas próximas e o processo se repetirá.

As palestras tiveram um excelente público, algumas com lotação máxima e muita gente interessada em aprender mais sobre Python, Django, desenvolvimento para dispositivos móveis e tecnologias relacionadas.

No estande, tivemos a oportunidade de receber muita gente durante os três dias do evento. Desses, muitos estavam tendo o primeiro contato com a linguagem.

No sábado, tivemos um Coding Dojo em Python no estande da Locaweb, que atraiu muita gente durante as duas horas em que durou a atividade.

As fotos da participação da Comunidade Python na Latinoware podem ser acessadas aqui.

A comunidade Python agradece o apoio para a participação da comunidade Python durante a Latinoware 2009. A organização do evento nos deu todo o suporte necessário para que nossa presença fosse um sucesso. Esperamos continuar contribuindo para a realização da Latinoware e aguardamos a edição de 2010.

Ações do documento
Erro
Ocorreu um erro enquanto renderizando o portlet.